[kads group="topo-1"]


CARIDADE É EVOLUÇÃO

A maioria das pessoas já ouviu falar sobre a importância da caridade e como ela transforma quem a pratica e quem a recebe. A caridade pura sem interesses vem sempre de um coração aberto e cheio de amor. Entretanto, nem sempre o ser humano consegue pensar no seu próximo e aí essa virtude diminui a cada dia… A caridade começa dentro de nós, quando nos olhamos com amor, quando nos perdoamos e quando buscamos o nosso melhor nos momentos de tensão. Aprender a enxergar a si próprio com amor nos auxilia a olhar com amor para o nosso próximo. Quando o coração e a alma se enchem de amor percebemos que a caridade passa a fazer parte de nossa vida.

Caridade não é apenas fazer doação de dinheiro, roupas e outros utensílios materiais, assim como não precisa ser algo grandioso. Ela está presente nas pequenas ações do bem, como por exemplo: saber ouvir. Não temos paciência de ouvir nossos familiares, amigos, pois a impressão que fica é que todos querem atenção e falar ao mesmo tempo. São raras as pessoas que aprenderam a ouvir o seu próximo e dividir o peso das dores do mundo. Num mundo barulhento e tão disperso é preciso silenciar para aprender a ouvir.

O egoísmo ainda impera no mundo e com maestria olhamos apenas para o próprio umbigo imaginando que tudo e todos estão a nossa disposição. Infelizmente, ainda não aprendemos que estamos todos no mesmo barco e necessitamos uns dos outros para chegarmos com segurança até a margem. A caridade é o caminho da evolução do ser humano. Já conhecemos o mundo egocêntrico e não estamos gostando dos resultados. É o momento de aprendermos a olhar o nosso próximo como irmão e trazer a caridade para a nossa vida. E o primeiro passo é aprendermos a praticar a caridade conosco, depois com a nossa família e em seguida levar a caridade para a sociedade e o mundo em que vivemos. Jesus nos deu muitos exemplos de como ser uma pessoa caridosa, portanto sabemos a teoria. Agora é a hora de aprender a praticar a caridade. Caridade é evolução!

Compartilhe:

Sobre o Autor

Lucy Alves Tavernezi

Lucy Alves TaverneziFormada em Comunicação Social pela OSEC-SP; Participante de grupos de Estudos Espíritas na Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE).

Todos os Posts de: Lucy Alves Tavernezi