[kads group="topo-1"]


A Importância da Sinceridade

A Importância da Sinceridade

Quando avaliamos justiça e livre arbítrio concluímos que vivemos o resultados de nossas escolhas (“a cada um segundo fizer por merecer”). E com base em que fazemos nossas escolhas? Em informações, muitas vezes apresentadas por outras pessoas, nas conversas de trabalho ou sociais, em publicações diversas, na televisão, na internet. Mas será que todas as informações que chegam até nós são verdadeiras? Pode ser que não, e com isso tomamos decisões que mudarão as nossas vidas com base em informações inverídicas. O que fazer diante disso? Há, por exemplo, dois aspectos a ponderar.

Quando somos nós que estamos tomando a decisão, buscar a maior consistência possível nas informações é uma ação necessária, e também um direito de cada um de nós.

Mas devemos olhar essa questão também pelo outro lado, pelo ponto de vista de quem fornece informações que serão utilizadas por outras pessoas em suas decisões. Esse é, sem dúvida, um aspecto que independe de terceiros. Depende apenas de nós mesmos, pois se trata de nossa sinceridade, de nossa transparência.

Estamos sendo sinceros? Estamos sendo transparentes? Estamos repassando fidedignamente as informações que temos? Não estamos mudando palavras para que a interpretação por parte do interlocutor seja de acordo com a nossa conveniência? Talvez não estejamos sendo transparentes o quanto deveríamos, e com isso outras pessoas podem estar tomando decisões diferentes das que tomariam se as informações que entregamos fossem outras.

O tempo não volta. A cada expressão que fazemos temos a oportunidade de repassar integralmente a verdade, e assim contribuir para que outros façam escolhas mais consistentes em suas jornadas.

Nelson José Wedderhoff

Compartilhe:

Sobre o Autor

Nelson José Wedderhoff

Nelson José WedderhoffEngenheiro Eletrônico; Professor Acadêmico na Faculdade Doutor Leocádio José Correia (FALEC); Coordenador de Grupos de Estudos Espíritas; e Conselheiro Editorial da revista SER Espírita.

Todos os Posts de: Nelson José Wedderhoff